Notícias

Confira alguns dos fatos que fizeram parte das atividades da Softcam

Processos e pessoas multiconectados

A Softcam possui um conjunto de ferramentas tecnológicas para gestão do processo legislativo que proporcionam aos usuários uma experiência totalmente inovadora, podendo ser utilizado em sua forma mais básica com assinaturas físicas ou totalmente digital como mostrarei a seguir.
Os documentos gerados a partir do sistema já nascem digitais e seguem seus fluxos online sem a necessidade de impressão ou coleta de assinaturas presenciais.
Os projetos enviados pelos gabinetes dos Vereadores ou Poder Executivo possuem assinatura digital e são protocolados na Câmara Municipal de forma virtual, dispensando o deslocamento de pessoas e proporcionando celeridade, economia, sustentabilidade e transparência nos tramites.
O sistema dispara o envio de avisos nos celulares dos usuários informando sobre documentos pendentes para assinatura digital, os quais podem ser assinados a partir de qualquer lugar do mundo através de dispositivos conectados à internet.
Todos os encaminhamentos são realizados via sistema para os setores envolvidos, os quais produzem seus novos documentos, assinam digitalmente e liberam para que sigam seus fluxos. Podemos citar aqui os pareceres das Comissões e Jurídico.
As Pautas das Sessões Plenárias são confeccionadas, assinadas, publicadas no portal da Câmara Municipal e disponibilizadas aos Vereadores e cidadãos para conhecimento.
As votações são realizadas de forma virtual, integrando os dispositivos dos Vereadores e telões em tempo real, proporcionando ampla transparência tanto para o público presente quanto aos telespectadores da transmissão das Sessões ao Vivo.
O sistema de votação controla os tempos, corte de microfones e se encarrega de produzir relatórios de presenças, votações e pedidos de vista, adiamento, entre outros.
Após o encerramento da sessão todas as atividades e votações registradas no sistema ficam disponíveis nos tramites das proposições e acessíveis ao público em geral no portal da Câmara Municipal.
Quando um projeto chega ao fim do seu tramite no âmbito Legislativo ele é devolvido ao Executivo para que seja sancionado (ou vetado) digitalmente e publicado no diário oficial da Câmara que também é totalmente automatizado e realiza o controle das edições automaticamente.
A compilação das Leis também pode ser realizada diretamente no sistema. Dessa forma quando um internauta acessa a Lei, encontra o registro de todas as atividades executadas durante sua tramitação, bem como todos os documentos a ela relacionados.
O Aplicativo da Câmara Municipal está disponível para Android e IOS, e contém a publicação de todas as matérias Legislativas além das notícias, vídeos, e canal de ouvidoria.
Venha você também fazer parte desta experiência!

Votação OnLine para Câmaras de Vereadores

Diante da necessidade de quarentena e isolamento social a Softcam empenhou seus esforços na criação de uma solução para contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos legislativos em home office.
Para evitar a necessidade de uma reunião plenária para votação das matérias legislativas lançamos nesta segunda-feira (23) o  módulo  Pauta Virtual, que possibilita a confecção das pautas para deliberação e o cadastro dos parlamentares para registrarem seus votos.
As sessões virtuais ocorrem de forma interativa e todas as atividades em andamento são exibidas nas telas dos dispositivos dos Vereadores para que possam discutir, votar e acompanhar os resultados das votações.
Ao final da sessão o sistema disponibiliza uma ATA virtual com o registro de todas as atividades realizadas no sistema de forma cronológica.
O sistema é oferecido sem custos para as Câmaras de Vereadores clientes Softcam ou consorciados ao CIGA, e tem como finalidade colaborar na luta contra o COVID-19.
A Sessão ocorre em paralelo ao uso de um aplicativo de vídeo conferência com os Vereadores.
Os interessados devem solicitar uma conta gratuita até dia 15/04/2020 no chat da Softcam.

Clique aqui e confira um exemplo de uso do sistema de votação

Como cadastrar os vereadores

Como cadastrar matérias

Assista a Sessão OnLine na prática com o uso das ferramentas supracitadas 

Faça aqui o download da Minuta Resolução da  Mesa - Plenário Virtual (março de 2020).docx fornecido pelo IGAM para instituir a votação online em sua Câmara.

Resolução aprovada na Câmara de Pinhalzinho/SC

Corona vírus - usuários do sistema Softcam fazem home office

Por se tratar de um sistema em nuvem com acesso em qualquer lugar do mundo, muitos clientes Softcam estão proporcionando aos servidores das Câmaras Municipais de Vereadores a possibilidade de realizar Home Office, evitando assim o contágio e propagação do vírus.
Todas as atividades realizadas no sistema são registradas em um log que pode ser anexado ao registro de ponto dos servidores como prova das ações realizadas.

Equipe Softcam em home office

Diante do COVID-19 a equipe Softcam passou a trabalhar a partir de suas casas com recomendações para permanecer em isolamento.
Tal medida se fez necessária para prevenção e propagação dos casos do Corona vírus.
Todos os setores da empresa continuam atuando normalmente, prezando pela qualidade no atendimento aos clientes.

Implantação do Processo Administrativo em Balneário Camboriú

O Processo Administrativo tem como objetivo eliminar em 100% o papel na tramitação dos documentos internos da Câmara proporcionando economia, modernidade, celeridade e transparência nos processos.
 

Softcam Visita Alesc

Em busca de conhecimento e novas experiências a Softcam realizou uma visita à Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

Softcam visita a Associação Catarinense de Tecnologia

A Softcam realizou visita à ACATE em busca de novos parceiros e meios de expandir suas unidades de trabalho.
O objetivo da aproximação com a associação é promover um network afim de reforçar as equipes de desenvolvimento e manutenção dos módulos dos sistemas.

Softcam chega à São José

O ano de 2020 começou com uma importante conquista para a Softcam após ser declarada vencedora do certame realizado na Câmara Municipal de São José/SC.
A expressividade do município e sua localização são considerados estratégicos para a evolução das vendas da empresa. 

Implantação da Votação Eletrônica em Santa Maria/RS

O sistema de votação eletrônica Softcam conta com módulos tecnológicos totalmente integrados ao sistema Legislativo afim de informatizar o plenário, proporcionando transparência e agilidade nos trabalhos.
Além do registro dos votos o sistema disponibiliza a pauta completa da sessão bem como todos os respectivos documentos na íntegra.
O cronômetro possui integração com a gestão dos microfones, ativando ou desativando-os de acordo com os tempos estipulados regimentalmente.
O sistema pode ser utilizado em computadores, notebooks ou tablets e permite inscrições para uso da palavra e sorteio quando necessário.

Inauguração da nova sede Softcam

A partir de setembro de 2019 a Softcam Soluções passou a contar com uma nova sede, com ambiente amplo e moderno projetado para proporcionar maior conforto à toda equipe técnica.

Câmara apresenta inovações tecnológicas à imprensa

Transparência e Agilidade: novo sistema irá gerar economia de mais de R$125 mil/ano.

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu na manhâ desta terça-feira, 28/11, um encontro com membros integrantes de diversos veículos de comunicação local e regional.

Na oportunidade, os jornalistas tiveram acesso às inovações tecnológicas que foram implementadas no segundo semestre de 2018. continue lendo

Curso no Legislativo abordou papel do vereador

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú sediou, na tarde desta quarta-feira (26), o curso “O que é ser vereador? Competência e Responsabilidade”, ministrado pelo Dr. André Leandro Barbi de Souza, especialista em direito público e um dos palestrantes mais requisitados da atualidade na área.

O curso abordou as competências e responsabilidades do vereador, em suas atividades legisladora, fiscalizadora e relativa ao orçamento municipal. “O papel do vereador está exigindo cada vez mais conhecimento, a responsabilidade aumenta à medida que o cidadão vai entendendo melhor como funciona a câmara, qual o papel do poder legislativo, então tanto para o vereador, quanto para o servidor que assessora a atividade parlamentar e também para o cidadão, é importante tratar desse tema”, afirma Barbi de Souza.

continue lendo

Precisa de ajuda?

A Softcam está sempre pronta para lhe atender e esclarecer todas as suas dúvidas e questionamentos. Você pode falar com nosso atendimento via chat clicando aqui, submeter seus comentários através do link contato ou através dos telefones (48) 3658-3744 / 3658-4849